Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Festejos juninos são reconhecidos como manifestação cultural nacional.
Cultura Nordestina
Publicado em 26/04/2023

Festas foram trazidos ao Brasil pelos europeus no período colonial e eram realizadas para homenagear os santos Antônio, Pedro e João, todas celebradas no mês de junho, e tornaram-se ícones da cultura nordestina. 

 Os festejos juninos, famosos em todas as regiões do país, foram reconhecidos como manifestação da cultura nacional, por meio de decreto, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26).

Somente no ano passado, as festas juninas movimentaram mais de cerca de R$ 2 bilhões, segundo o Ministério do Turismo. Ainda de acordo com a pasta, o mês de junho do ano passado registrou 151 festas, sendo mais da metade em festejos juninos, no Calendário de Eventos, que auxilia o turista no momento de planejar suas viagens.

De acordo com o Ministério do Turismo, os festejos juninos foram trazidos ao Brasil pelos europeus no período colonial. As festas eram para homenagear os santos Antônio, Pedro e João, todas realizadas no mês de junho, e tornaram-se ícones da cultura nordestina. Tradições religiosas, comidas e danças típicas do nordeste, como o forró, fazem parte da riqueza cultural do evento.

Entre as festas mais famosas estão a de Caruaru, em Pernambuco, e a de Campina Grande, na Paraíba. Na Região Norte, há a tradicional festa dos bois Garantido e Caprichoso, em Parintins, no Amazonas. Todos esses eventos atraem turistas de todas as partes do Brasil.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Roberta Lopes.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento